sexta-feira, 14 de junho de 2013
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO: AVESTRUZ - MÁRIO PRATA
●Ativação de conhecimentos prévios; antecipação
ou predição de conteúdos ou propriedades dos
textos; a sondagem inicial, pode-se partir do título,
conversar com os alunos e descobrir o que eles sabem,
antes de ler o texto, :- Você tem animal de estimação?
- Que animal?- Você já viu um avestruz?- Como seria
ter um avestruz como animal de estimação em casa?
Uma estratégia para checar hipótese é apresentar o texto em
partes para confirmar ou não as hipóteses levantadas pelos alunos.
● Localização de informações; comparação de
informações;generalizações; elaboração de uma
FICHA TÉCNICA Nome científico,Peso, Altura,Expectativa de
vida,com base nas informações do texto.
●Produção de inferências locais;produção de inferências
globais.Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação
ao texto (interpretação, interação):
Você sabe por que os animais tem nomes científicos?- Na
sua opinião, por que o garoto desistiu de ter o avestruz e
se interessou em gaivotas e urubus? Inferências são
operações cognitivas que o leitor realiza para construir
proposições novas a partir de informações que ele
encontrou no texto.Instigue os alunos a produzir
inferências, ou seja, deixe que eles completem o texto com
informações que não estão explícitas nele. Isto é
fundamental para que compreendam o texto.
●Recuperação do contexto de produção; definição de
finalidades e metas da atividade de leitura;
O professor deve falar um pouco sobre o autor:
● Mário Prata
● Mário Alberto Campos de Morais Prata (1946) é um escritor
e jornalista brasileiro.
● Conquistou reconhecimento como
romancista, autor de telenovelas e de peças
de teatro, sendo seus maiores sucessos a
novela Estúpido Cupido (1976)
Além da leitura por fruição, fazer com que o aluno faça
a relação "teoria" (texto) e "prática"(vida real).
●Percepção das relações de intertextualidade;
percepção das relações de inter discursividade;
Há várias possibilidades: como a ida ao Zoo envolvendo atividade
interdisciplinar com Ciências e ainda
● Filme Pinguins do Papai.(trechos)
● Observar como é difícil a adaptação dos pinguins á vida na cidade.
● Imagine um avestruz no apartamento...
●Percepção de outras linguagens;elaboração de apreciações
estéticas e afetivas; elaboração de apreciações relativas a
valores éticos e políticos.
● Roda de conversa para que se discuta a permissividade dos pais na educação
de seus filhos. A importância dos limites.
● Será que o dinheiro pode tudo? Se pode. Compra a felicidade?
Melhor Gestão, Melhor Ensino – Língua Portuguesa -
GRUPO 8 – Componentes do Grupo:
SELMA APARECIDA GROFF
VALERIA DO NASCIMENTO AMARO MOREIRA
VIRGINIA HELENA BOVINO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário